Cadastre-se abaixo e receba nossos informativos.

Nome:
Email:

home.gif

 

Encontro de Profissionais da Área Acadêmica discute os desafios do ensino da Contabilidade

O CRC SP realizou o primeiro Encontro de Profissionais da Área Acadêmica em 27 de julho de 2013, na sede do Conselho. O evento, voltado a professores, coordenadores e diretores de instituições de ensino que têm cursos contábeis, teve como tema “Os Desafios do Ensino da Contabilidade”.

O presidente do CRC SP, Luiz Fernando Nóbrega, o presidente da Fecontesp (Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo), José de Souza, e os conselheiros do CRC SP Angela Zechinelli Alonso e José Donizete Valentina realizaram a abertura do evento. Os vice-presidentes de Administração e Finanças, Claudio Avelino Mac-Knight Filippi, de Fiscalização Ética e Disciplina, Gildo Freire de Araújo, de Desenvolvimento Profissional, Marcia Ruiz Alcazar, e de Registro, Ari Milton Campanhã, e os conselheiros Adriano Gilioli, José Carlos Melchior Arnosti, Nobuya Yomura e Telma Tibério Gouveia também participaram do Encontro.

Durante a abertura, Luiz Fernando Nóbrega, falou sobre a importância do Encontro: “a ideia é aproximar cada vez mais a academia do Conselho. É muito importante discutir o ensino da Contabilidade e é gratificante ver alguns dos maiores intelectuais da área contábil tomando parte neste processo”.

Em nome das Entidades Contábeis Congraçadas, José de Souza parabenizou o Conselho pela iniciativa. “Este evento reforça o papel dos profissionais de ensino na difusão dos princípios que norteiam a Contabilidade, bem como os princípios éticos e morais inerentes à profissão”, declarou.

O Encontro de Profissionais da Área Acadêmica contou com palestras, oficinas e painéis em sua programação, oferecendo um espaço de discussão sobre os rumos do ensino da Contabilidade no País. Durante o evento, foi feito o lançamento oficial do livro “Normas e Práticas Contábeis: uma Introdução”, elaborado por profissionais e acadêmicos da Contabilidade, sob coordenação do doutor em Contabilidade e professor da FEA/USP (Faculdade de Economia, Administração e  Contabilidade da Universidade de São Paulo) José Carlos Marion.

Ao final do encontro, os participantes assinaram uma carta de compromisso, na qual assumiram a responsabilidade de se dedicar à formação de profissionais pautados pelos valores éticos e morais que norteiam a Contabilidade. Também foi anunciada pela Comissão de Desenvolvimento Científico do CRC SP a primeira edição do prêmio Professor Notável, que prestigiará o profissional que tiver prestado, na área acadêmica, relevante serviço à Contabilidade.

Palestras e paineis

A primeira palestra teve o título “Coaching como Ferramenta de Mudança Comportamental do Educador” e foi apresentada pela doutora em Educação Isabel Macarenco e pela mestre em Administração Maria de Lurdes Zamora.

Segundo Macarenco, o coaching é um conceito de treinamento de equipes com foco no pleno desenvolvimento das capacidades individuais. “Se o indivíduo não identifica onde está fraco, não vai assumir a responsabilidade por melhorar esse ponto”, destacou Macarenco. “Se eu desafiar o aluno e oferecer as ferramentas para superar esse desafio, ele vai começar a explorar seu potencial”, complementou Maria de Lurdes Zamora.

Também foram realizados dois grandes painéis de discussão durante o encontro. O primeiro deles apresentou o programa de intercâmbio cultural entre o CRC SP e a Universitat de València, na Espanha, a Anderson University, nos Estados Unidos, e a Team Academy, na Finlândia, e abordou as recentes metodologias de ensino adotadas nestes países.

O painel “Inovações Internacionais no Ensino: Espanha, Estados Unidos e Finlândia” foi coordenado pelo professor doutor José Carlos Marion, com a participação do doutor em Controladoria e Contabilidade Mauro Gallo, do superintendente da Fecap (Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado), José Joaquim Boarin, e da coordenadora de desenho educacional do Senac SP, Patrícia Luissa.

A doutora em Contabilidade e professora na FEA/USP Tânia Regina Sordi Relvas apresentou o painel “Plano de Aula de acordo com as Normas de Contabilidade (NBC, NBC TG 1000 e ITG 1000)”, que abordou a implementação das novas normas contábeis na grade curricular dos cursos.

A professora explicou que as Normas Internacionais instituíram um modelo baseado em princípios e que cada vez mais é preciso ensinar o aluno a pensar a Contabilidade. “A generalização se tornou um pecado mortal na Contabilidade, pois cada caso é um caso. É preciso formar um profissional que faça as escolhas contábeis adequadas e que saiba fundamentar suas decisões”, concluiu Relvas.

Oficinas

Durante o evento foram realizadas, simultaneamente, cinco oficinas técnicas voltadas à educação e à Contabilidade.

A oficina “Educação para a Vida e para o Mercado de Trabalho” foi apresentada pelo Contador e sócio do grupo FBM, Eduardo Silva, e teve foco na mudança do papel do Profissional da Contabilidade no cenário atual.

O gestor de desenvolvimento social do Senac, Jorge Silveira Duarte, apresentou a oficina “Redes Sociais como Ferramenta de Suporte à Educação”. Ele afirmou que rede social é a própria interação entre as pessoas, e que a formação coletiva do conhecimento é uma poderosa ferramenta de transformação.

A oficina “Tendências e Desafios no Desenvolvimento de Adultos” apresentou formas de adaptar mudanças na grade curricular dos cursos de Contabilidade com a adoção das IFRS (International Financial Reporting Standards – Normas Internacionais de Contabilidade). A atividade foi ministrada pelo mestre em Contabilidade Internacional Nabil Ahmad Mourad.

A mestre em Contabilidade Rosa Maria Trombetta apresentou a oficina “Metodologias Ativas”, que abordou o desenvolvimento de programas curriculares focados na participação do aluno como forma de ampliar a retenção e aplicação do conhecimento.

A oficina “Como Produzir e Publicar um Livro” foi ministrada pela economista e gestora da Trevisan Editora, Juliana Quintino de Oliveira. A palestrante explicou todas as etapas da produção de uma obra literária e deu orientações para aqueles que possuam interesse em produzir suas próprias publicações.

Sugestões, dúvidas ou críticas

contato@rptreinamento.com.br ou se preferir, ligue: (11) 2281 8999

RP - Treinamento e Desenvolvimento

Home | Quem Somos | Luciano Perrone | Clientes | Contato | Notícias | Eventos

Fone: (11) 2281 8999