Cadastre-se abaixo e receba nossos informativos.

Nome:
Email:

home.gif

 

Estudantes e profissionais debatem a evolução da Contabilidade no terceiro dia do 4º Epac

 No dia 4 de setembro de 2013, estudantes, professores e profissionais da Contabilidade acompanharam as atividades do 4º Encontro de Profissionais e Acadêmicos de Contabilidade – Epac, no Campus Morumbi das Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU. O evento, que segue até o dia 6 de setembro é realizado pelo pelo Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP, em parceria com a faculdade.

O Epac, ação pioneira criada pelo Sindcont-SP em parceria com as universidades paulistas, se tornou referência em termos de educação continuada e tem por objetivo fornecer informações sobre os principais assuntos que norteiam a profissão contábil no Brasil e no mundo.


O vice-presidente do Sindcont-SP, Jair Gomes de Araújo, afirma que a integração entre professores, profissionais e alunos é importante para motivar a troca de conhecimento, estimulando-os a pensar sobre o futuro da carreira. “Esse encontro possibilita oxigenar os conceitos técnicos da Contabilidade. Para nós, profissionais mais experientes, voltar ao ambiente estudantil é animador, o que nos revigora graças ao ânimo dos alunos. Em troca, compartilhamos nossas experiências com eles”, disse.

Para a diretora cultual da Entidade, Celina Coutinho, a aproximação com os estudantes é essencial para que conheçam o trabalho que o Sindcont-SP oferece aos profissionais da Contabilidade: “Nós precisamos trazer pessoas novas para conhecerem o Sindicato, pois eles são o futuro da nossa profissão contábil e, certamente, serão nossos associados e parceiros. É um passo muito importante, pois os jovens que estão aqui hoje conduzirão a Contabilidade brasileira”.

O coordenador do Curso de Ciências Contábeis da FMU, Sérgio Luis Conti, agradeceu ao Sindcont-SP pela realização do 4º Epac: “É um orgulho trazer o Sindicato de nossa categoria como parceiro, o que só engrandece o nosso currículo. Aqui no Morumbi tivemos a oportunidade de convidar os alunos do primeiro ao oitavo semestre do período matutino e noturno para aproveitar mais uma noite de atividades com excelentes profissionais da Contabilidade”.

Palestra magna

O terceiro dia do 4º Epac começou às 20h com a palestra e debate entre profissionais e acadêmicos sobre as demonstrações financeiras em IFRS, ministrados pelo professor, palestrante e instrutor do Sindcont-SP, Luciano Perrone, no auditório Octavio Frias de Oliveira.


O instrutor do Sindcont-SP, Luciano Perrone ministrou o painel sobre das demonstrações financeiras em IFRS.

Perrone destacou a evolução da Contabilidade, enfatizando a importância das International Financial Reporting Standards – IFRS (Normas Internacionais de Contabilidade), que tratam de relatórios financeiros e são mais complexas que os relatórios contábeis, pois abrangem a gestão financeira das empresas. “Então, quando falamos em IFRS, temos que levar em consideração que se trata de um relatório financeiro internacional, iniciado na Europa, e que hoje engloba mais de 100 países que praticam esse modelo de contabilidade.”

Durante a palestra, o instrutor disse que as IFRS já são uma realidade contábil. “As normas Internacionais, por mais que sejam uma realidade na Contabilidade brasileira, ainda são tratadas como novidade. Cada vez mais temos que mostrar essa realidade na prática, principalmente por sua obrigatoriedade, inclusive para companhias de pequeno porte. O Brasil é o único país da América Latina que trouxe as IFRS para as pequenas e médias empresas”.


Durante a palestra, Luciano Perrone explica que o Brasil é o único país da América Latina a adotar as IFRS para as PMEs.

Para a estudante do 3º semestre do curso de Ciências Contabéis da FMU, Leinice Lacerda de Carvalho, a palestra foi bem explicativa e manifestou o desejo de acompanhar mais eventos na faculdade. “O tema é complexo, mas muito interessante. Acredito que, com estudos, nós jovens profissionais poderemos aprender mais e, assim, desempenhar a nossa profissão com sucesso.”

O professor de Cálculo Atuarial da FMU, Paulo Henrique Pereira, destacou o papel do Sindicato em propagar a educação continuada. “O Sindcont-SP vem trabalhando no sentido de representar a categoria, de valorizar essa profissão importante.”


Estudantes do primeiro ao oitavo semestre do curso de graduação em Ciências Contabeis da FMU no Campus do Morumbi acompanham a palestra durante o 4º Epac.

Quarto dia

Na quinta-feira, dia 5 de setembro, no Campus Morumbi, serão realizadas cinco oficinas técnicas simultâneas: grupo de estudos de IFRS do Sindcont-SP; Sped, atuação do profissional da Contabilidade na reestruturação financeira de empresas; Normas Internacionais de Contabilidade: o impacto nos indicadores financeiros das empresas do ramo da construção civil, e planejamento tributário no âmbito do Imposto Sobre Serviços - ISS.

No mesmo dia, no Campus Itaim Bibi, ocorrerá o debate entre professores e alunos sobre as demonstrações financeiras em IFRS, moderado pelo professor Álvaro Augusto Ricardino Filho, no auditório Roberto Campos.


O vice-presidente do Sindcont-SP, Jair Gomes de Araújo (dir.), o palestrante Luciano Perrone, o vice-diretor secretário, Francisco Montóia Rocha, a diretora cultural, Celina Coutinho, o presidente do Centro de Estudos e Debates Fisco-Contábeis, Claudinei Tonon, a diretora suplente, Edna Magda Ferreira Góes, e o diretor secretário, Nelson Piva, respectivamente;´prestigiaram ainda o evento a vice-diretora cultural, Deise Pinheiro, e o vice-diretor financeiro, Antonio Sofia.

Serviços:

Evento: 4ª edição do Encontro de Profissionais e Acadêmicos de Contabilidade – Epac.

Data: 5 de setembro de 2013.

Horário: das 20h às 21h.

Local: Faculdades Metropolitanas Unidas – FMU.

Endereço: Campus Morumbi: Av. Morumbi, 501, e Campus Itaim Bibi: Rua Iguatemi, 306.

Conheça e curta a página do Sindcont-SP no Facebook.

 

Sugestões, dúvidas ou críticas

contato@rptreinamento.com.br ou se preferir, ligue: (11) 2281 8999

RP - Treinamento e Desenvolvimento

Home | Quem Somos | Luciano Perrone | Clientes | Contato | Notícias | Eventos

Fone: (11) 2281 8999